Enfermagem Facimed

01. (UPE)                               ANABÓLICOS PODEM SER A CAUSA.
Além das causas fisiológicas, a ginecomastia (aumento das mamas em meninos) pode aparecer em decorrência do consumo de anabolizantes, cerveja e maconha, alerta a endocrinologista da Unifesp, Ieda Verruschi. Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo em estrogênio, o hormônio feminino… 
Diário de Pernambuco, caderno Brasil, julho de 2007.
Entre os jovens e os desportistas, o uso de anabolizantes sem acompanhamento médico é algo que está se tornando comum. Sobre as possíveis implicações cientificamente comprovadas em relação ao seu uso indiscriminado, analise as afirmativas e conclua.
I   II
0  0 – Como acontece com a ingestão de qualquer droga, o consumo de anabolizantes acarreta uma sobrecarga no metabolismo do retículo endoplasmático agranular, principalmente no fígado, que pode gerar o câncer hepático.
1  1 – Alterações da sexualidade mais comuns em mulheres são: aumento dos pelos na face, engrossamento da voz e atrofia uterina e podem interromper o ciclo menstrual por inibição da hipófise.
2  2 – Os anabolizantes são substâncias que estimulam o anabolismo, aumentando a síntese de proteínas do músculo, o que justifica haver aumento da massa muscular por divisão mitótica das células musculares estriadas esqueléticas.
3  3 – Os anabolizantes são hormônios sintéticos e seus efeitos são semelhantes aos da testosterona. Sua utilização sem controle médico pode ocasionar uma atrofia testicular, pois atua diretamente, sobre as células de Sertoli, produtoras dos hormônios FSH e LH.
4  4 – O desenvolvimento das mamas nos homens, que utilizam anabolizantes por longos períodos, é consequência da diminuição da produção de testosterona e aumento do estradiol, que possui efeitos feminilizantes.
02. (UNESP) Os esportes radicais são atividades muito difundidas entre os jovens e têm recebido crescente atenção da mídia, inclusive com veiculação pela televisão. Uma característica deles, utilizada na sua propaganda, é a capacidade de induzir um aumento na produção de adrenalina nos participantes. Indique a alternativa que descreve corretamente o local de produção e a ação da adrenalina.
a) Pâncreas – vasoconstrição, sudorese e elevação do nível de açúcar no sangue.
b) Hipófise – vasodilatação, aumento na frequência dos batimentos cardíacos e dilatação de pupilas e brônquios.
c) Suprarrenais – vasodilatação, sudorese e dilatação das pupilas.
d) Hipófise – redução no volume sanguíneo, redução na pressão sanguínea sistêmica e elevação do nível de açúcar no sangue.
e) Suprarrenais – vasoconstrição, aumento na frequência dos batimentos cardíacos e elevação do nível de açúcar no sangue.
03. (MACK) No diabetes melito, há dificuldade em facilitar a entrada de glicose nas células, o que resulta em hiperglicemia sanguínea. Há dois tipos de diabetes melito. No tipo I, ocorre destruição das células responsáveis pela produção de insulina, enquanto no tipo II as células do corpo deixam de responder à ação desse hormônio, ainda que a sua produção seja normal. Assinale a alternativa correta.
a) No diabetes tipo I, as células destruídas se situam no córtex da suprarrenal.
b) Os indivíduos com diabetes tipo II necessitam injeções diárias de insulina.
c) A glicemia sanguínea é controlada, principalmente, pelo sistema nervos autônomo, responsável pela liberação de adrenalina.
d) A manutenção de altos níveis de glicose no sangue provoca sintomas como hipertensão arterial, sede constante e aumento na produção de urina.
e) Se os níveis de glicose no sangue permanecerem altos, o metabolismo celular aumenta.
04. (UFPB) A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam a atividade sincrônica e equilibrada de vários sistemas do corpo. A ocorrência de uma anormalidade nessas glândulas afeta a sua atividade funcional. A figura abaixo mostra a localização de importantes glândulas endócrinas, que aparecem numeradas de 1 a 6.
Nesse sentido, é incorreto afirmar que a ocorrência de uma anormalidade na glândula identificada pelo número:
a) 1 pode afetar o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos indivíduos do sexo feminino.
b) 2 pode levar ao descontrole do nível normal de glicose no sangue, mantido pela ação conjunta dos hormônios glucagon e insulina.
c) 3 pode inibir a produção de insulina e de glucagon pelo pâncreas.
d) 4 pode afetar o controle da concentração de cálcio no sangue.
e) 6 pode afetar o crescimento, ocasionando nanismo ou gigantismo.
05. (UERJ) Isótopos radioativos de diversos elementos têm grande importância na medicina, já que podem ser usados no diagnóstico ou no tratamento de algumas doenças. O uso do radioisótopo 131I é adequado para o diagnóstico de tumores no seguinte tecido:
a) hepático.
b) ovariano.
c) tireoidiano.
d) pancreático.
e) muscular.
06. (UFMS) Associe a 2ª coluna à 1ª.

COLUNA 1

Glândulas

1 – hipófise
2 – pâncreas
3 – testículos

COLUNA 2

Hormônios

(    ) andrógenos
(    ) somatotrofina ou hormônio do crescimento
(    ) insulina
(    ) hormônio folículo estimulante
A sequência correta é
a) 1 – 3 – 2.
b) 3 – 1 – 2 – 1.
c) 2 – 1.
d) 1 – 2 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1 – 3.
07. (PUC-MG) A figura a seguir mostra dois importantes hormônios humanos produzidos por células hipotalâmicas e liberados pela neuroipófise.
A esse respeito, é correto afirmar, exceto:
a) o ADH, também chamado de Vasopressina, é um hormônio que se opõe à desidratação e à queda da pressão arterial.
b) o ADH tem efeito antidiurético ao aumentar a permeabilidade dos túbulos coletores renais.
c) os hormônios da figura estimulam a contração de músculos lisos.
d) uma das funções da ocitocina é induzir a produção de leite pelas glândulas mamárias.
08. (PUC-RIO) Um indivíduo ao ingerir certa quantidade de bebida alcoólica geralmente apresenta uma necessidade maior de urinar. Este fato ocorre porque o álcool:
a) estimula a produção do hormônio ADH.
b) aumenta a eliminação de açúcar pela urina.
c) inibe a produção do hormônio ADH.
d) inibe o funcionamento do fígado.
e) estimula o funcionamento do pâncreas.
09. (UFT) A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endócrino. Os hormônios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e metabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em dois lobos, adenohipófise e neurohipófise, e produz uma série de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireoide. O hormônio ……….. produzido pela ……………… estimula a tireoide, modulando a secreção dos hormônios………………… e …………………., através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhecido por retroalimentação. Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima?
a) TSH, neurohipófise, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
b) TSH, adenohipófise, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).
c) tiroxina (T4), adenohipófise, TSH e triiodotironina (T3).
d) TSH, adenohipófise, calcitonina e tiroxina (T4).
10. (UFC) O momento do vestibular, sem dúvida, causa nos candidatos uma mistura de sensações como prazer, por estar próxima a tão sonhada aprovação; emoção, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equívoco ao responder as questões. Essas sensações estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da frequência respiratória. Assinale a alternativa que apresenta a glândula que foi estimulada e o hormônio produzido como consequência das sensações citadas no texto.
a) Suprarrenal e adrenalina.
b) Tireoide e adrenalina.
c) Tireoide e calcitonina.
d) Hipófise e adrenalina.
e) Pineal e melatonina.
11. (UPE) “Um estudo põe na berlinda o GH (hormônio do crescimento), uma das substâncias mais populares no combate ao envelhecimento”. Dentre os benefícios, estariam o ganho de massa muscular e o aumento do colágeno e do tônus da pele. Já outros estudos advertem que, em pessoas sem deficiência do hormônio, a utilização do GH possibilitaria o aparecimento de diabetes, lesões cardíacas e câncer de próstata.”
(Veja, fev.2007. Adaptado)
Após a leitura do texto acima sobre o hormônio GH, analise as afirmativas e conclua.
I    II
0   0 – Sendo um corticosteroide, é produzido pelo córtex das adrenais.
1   1 – É produzido no hipotálamo pelas células neurossecretoras.
2   2 – Também conhecido como somatotrofina, age no crescimento de vários tecidos e órgãos, particularmente nos ossos.
3   3 – É um hormônio hipofisário, e o seu excesso no adulto causa gigantismo.
4  4 – Atua acelerando o metabolismo, e sua deficiência na infância leva ao cretinismo com retardamento físico e mental.
12. (UFC) Um amigo meu ficou sabendo que estava com câncer na tireoide e teria que se submeter a uma cirurgia para a retirada desse órgão. Ele foi informado de que, como consequência da cirurgia, teria que tomar medicamentos, pois a ausência dessa glândula:
a) provocaria a ocorrência do aumento do volume do pescoço, caracterizando um quadro clínico conhecido como bócio endêmico.
b) reduziria a produção do hormônio de crescimento, provocando a redução de cartilagens e ossos, fenômeno conhecido como nanismo.
c) diminuiria a concentração de cálcio no sangue, levando à contração convulsiva das células musculares lisas, o que provocaria a tetania muscular.
d) comprometeria a produção do hormônio antidiurético, aumentando a concentração de água no sangue e diminuindo o volume de urina excretado.
e) levaria a uma queda generalizada na atividade metabólica, o que acarretaria, por exemplo, a diminuição da temperatura corporal.
13. (UFES) Em 1918, uma doença cujos sintomas eram conhecidos há séculos foi diagnosticada numa menina de nome Elizabeth Hughes. Ela tinha: sede intensa, diurese excessiva, urina doce, fome, fraqueza e um definhamento gradual que terminaria, inevitavelmente, em coma e morte. O único tratamento encontrado pelos médicos era dieta rigorosa que prolongava a vida do paciente, mas não evitava a morte. Em agosto de 1922, Elizabeth encontrava-se com 15 anos e à beira da morte. Uma feliz descoberta permitiu que ela vivesse até aos 74 anos. Bating e MacLeod descobriram que um extrato de pâncreas podia reverter a doença e, por essa descoberta, receberam o prêmio Nobel de 1923. Study Guide to Accompany Vander-Luciano; Russel, S.1991.
Em relação a essa doença foram feitas as seguintes afirmativas:
I. A excreção de açúcar, na urina do paciente, é resultado da inabilidade do rim de absorver a glicose na ausência da insulina, um hormônio que atua nos túbulos renais.
II. A doença da menina chama-se Diabetes mellitus e é provocada pela ausência de um hormônio pancreático.
III. A dieta funcionava para prolongar a vida dos pacientes, pois evitava que se agravassem a hiperglicemia do plasma e os níveis excessivos de cetonas.
Considerando-se as afirmativas acima, conclui-se que:
a) apenas está correta.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas I e III estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) III e III estão corretas.
14. (PUC-CAMPINAS) O esquema abaixo mostra a inter-relação de glândulas endócrinas dos vertebrados.
Os números IIIIII e IV indicam, respectivamente,
a) tireoide, adrenais, gônadas e lobo anterior da hipófise.
b) tireoide, lobo anterior da hipófise, testículos e medula das adrenais.
c) paratireoides, córtex das adrenais, ovários e lobo posterior da hipófise.
d) lobo anterior da hipófise, tireoide, gônadas e córtex das adrenais.
e) lobo anterior da hipófise, medula das adrenais, testículos e paratireoides.
15. (UFLA) Considere os seguintes hormônios:
* Glucagon
* Adrenalina
* Somatotrófico
* Noradrenalina
* Insulina
As glândulas responsáveis pela secreção desses são, respectivamente:
a) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, pâncreas, suprarrenais.
b) Suprarrenais, pâncreas, hipófise, suprarrenais, pâncreas.
c) Pâncreas, hipófise, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas.
d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, suprarrenais, pâncreas.
e) Pâncreas, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas, hipófise.
16. (PUC-RIO) A adrenalina é extremamente importante para a sobrevivência de muitos organismos em variadas situações de estresse. Sobre este hormônio, podemos afirmar:
a) É produzido pelas glândulas suprarrenais e intervém na função glicogênica do fígado.
b) É produzido pela hipófise e produz taquicardia e eriçamento de pelos.
c) É produzido pela mesma glândula exócrina que produz a sudorese.
d) É produzido pela hipófise e intervém na velocidade dos movimentos musculares.
e) É produzido pelo timo e provoca uma redução na velocidade dos atos reflexos.
17. Correlacione cada hormônio com sua respectiva atuação metabólica:
I. Insulina.
II. Tiroxina.
III. Adrenalina.
A. Prepara o corpo para situações de emergência, elevando a frequência cardíaca, dilatando a pupila e aumentando a pressão arterial.
B. Eleva a taxa metabólica basal, aumentando o consumo de oxigênio por grama de tecido.
C. Estimula a captação de glicose pelas células, diminuindo a glicemia.
a) I-AII-B e III-C.
b) I-BII-C e III-A.
c) I-CII-B e III-A.
d) I-AII-C e III-B.
e) I-CII-A e III-B.
18. (UCS-RS) Três pacientes com disfunções hormonais apresentam os seguintes sintomas:
paciente 1: contração da musculatura do útero;
paciente 2: elevado nível de cálcio no sangue e estímulo de liberação de cálcio nos ossos;
paciente 3: aceleração dos batimentos cardíacos.
As glândulas e os hormônios envolvidos na sintomatologia apresentada pelos pacientes 12 e 3 são, respectivamente,
a) tireoide e calcitonina – pâncreas e insulina – pineal e melatonina.
b) hipófise e ocitocina – paratireoides e paratormônio – adrenal e adrenalina.
c) ovário e progesterna – tireoide e calcitonina – hipófise e luteinizante.
d) hipófise e luteinizante – ovário e progesterona – tireoide e calcitonina.
e) hipófise e tiroxina – tireoide e calcitonina – adrenal e adrenalina.
19. (UFV) Observe o ciclo abaixo, que representa parcialmente o mecanismo de controle da glicemia. As indicações correspondem ao aumento ou diminuição da glicemia (I), o hormônio envolvido (II) e moléculas de carboidratos (III).
Indique a alternativa correta.
a) Se o nível de I for alto, os de II e III também serão.
b) Se o nível de I for baixo, II será o glucagon.
c) Se o nível de glucagon for alto, o de III será baixo.
d) Se o nível de III for alto, o de I será baixo.
e) Se II for a insulina, o nível de I aumentará.
20. (COVEST) O Ministério da Saúde tem realizado inúmeras campanhas em defesa da amamentação, devido à enorme importância do aleitamento materno exclusivo,até os seis meses, para o desenvolvimento da criança. Em relação ao controle fisiológico deste processo, analise as afirmações a seguir.
I    II
0   0 – A sucção do mamilo estimula a liberação de ocitocina armazenada na neurohipófise, e esta vai provocar a contração da musculatura lisa das glândulas mamárias levando à ejeção do leite.
1  1 – A prolactina, produzida pela neurohipófise, é o principal hormônio responsável pela produção do leite pelas glândulas mamárias.
2  2 – A liberação de ocitocina é estimulada pela amamentação logo após o parto; esse hormônio é também responsável pela contração da musculatura uterina, prevenindo assim a perda excessiva de sangue.
3  3 – A produção e a ejeção do leite pelas glândulas mamárias são controladas pela adenohipófise que, por sua vez, é controlada por hormônios liberadores hipotalâmicos.
4  4 – A produção de leite é controlada pelos níveis elevados de progesterona após o parto. Este hormônio, produzido pelo ovário, tem uma importante ação trófica sobre as glândulas mamárias.

GABARITO

01
0203040506070809
10
VVFFV
EDCCBDCB
A
11
1213141516171819
20
FFVFF
EDDDACBB
VFVFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário